Instituto Pensar - Paulistas encontram na economia criativa o caminho para a retomada econômica

Paulistas encontram na economia criativa o caminho para a retomada econômica

por: Ana Paula Siqueira


Feira no Centro Comercial Bom Retiro, na região da Rua José Paulino, tem atraído bom público Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO/Reprodução

A economia criativa se mostra um ótimo caminho para a retomada econômica do país. Um dos pilares da Autorreforma do PSB, esse modelo de desenvolvimento tem se espalhado por muitos lugares Brasil afora, como em São Paulo.

Feiras criativas e bazares voltaram a se espalhar pela capital paulista após o fim do isolamento social para combater a covid. De acordo com o Estadão, são pelo menos oito novos eventos realizados em espaços públicos e privados desde outubro do ano passado que se somam aos que já aconteciam antes da pandemia. Todos com entrada gratuita.

A retomada começou em agosto do ano passado, com a realização da Feira das Feiras Criativas, evento-teste realizado pelo poder público paulista.

"O Bom Retiro tem a vantagem de ter imigrantes de muitos países. Aproveitamos essas diferenças?, disse ao jornal Milena Mi Young Yoo, de 60 anos, diretora-geral da Feira do Bom Retiro.

O evento faz parte da nova safra e é realizado aos sábados no Centro Comercial Bom Retiro desde fevereiro. Além de valorizar o aspecto cultural do lugar, reúne artistas e expositores dos mais diferentes lugares, como Bolívia, Peru, Venezuela, Paraguai, Japão e Coreia do Sul, este último conta ainda com o incremento do boom do país pelo mundo.

Com isso, o evento atrai também fãs da música pop coereana, o K-Pop, e das novelas, conhecidas como doramas. Mas não apenas. Pessoas de todas as idades frequentam o local.

Leia também: Economia criativa pode acabar com a fome no mundo

Moradores abrem as portas de edifício

Outro evento realizado na região central de São Paulo é o Talentos do Planalto, realizado no penúltimo andar do edifício que leva o mesmo nome. Um dos organizadores, Leonardo Miessler, 41 anos, o evento mostra o trabalho dos próprios moradores do prédio como atrai o público curioso para conhecer o histórico edifício.

"Tem uma vista maravilhosa do centro?, ressaltou ao Estadão.

O evento conta com 21 expositores que, como o próprio Missler, fazem tortas e outras comidinhas, além de obras de arte, artesanato, arranjos de flores e brechós.

Economia criativa para o desenvolvimento

A economia criativa é um dos pilares que deve guiar o plano nacional de desenvolvimento nacional, como o que é proposto pelo PSB. Em sua Autorreforma, aprovada no final de abril, o partido destaca a necessidade de aliar a tecnologia, os diferentes saberes, a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável do país.

"A nova economia baseia-se na abundância infinita do talento, da criatividade, da tecnologia e da cultura?, explicam os socialistas no documento da Autorreforma.

Economia criativa na prática

Outros exemplos práticos desse eixo podem ser encontrados do setor de turismo às pesquisas científicas que podem ajudar a explorar de forma sustentável produtos da floresta Amazônica, que traz benefícios tanto para populações locais como para o desenvolvimento de todo o país.

"A economia criativa não é apenas mais um ramo da economia, que reúne uma série de atividades altamente produtivas, mas, sim, uma estratégia de desenvolvimento, que pode possibilitar ao Brasil uma inserção soberana na economia globalizada e nas novas cadeias de valor do mundo moderno?, ressalta o PSB na Autorreforma.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: